A cooperação como estratégia para as PMEs

Como a cooperação pode minimizar a tragédia das micro e pequenas empresas e como fazer frente a digitalização e a concentração de mercado patrocinada pelas grandes corporações, são alguns tópicos abordados pelo consultor da Redexpert, Adriano Dienstmann, na entrevista para Antônio Vieira da Revista Nosso Setor – Fortaleza – CE

Descubra porque cooperar, até mesmo com os concorrentes, pode ser uma estratégia inteligente. É preciso fazer frente às megaorganizações. O enfraquecimento da livre concorrência ocorreu em razão da rápida alteração no ambiente de negócios. Porém, a fragilidade financeira e gerencial dos pequenos negócios contribuiu para esta tragédia.

Por estes motivos, está na hora dos micro e pequenos empreendedores assumirem o protagonismo. Ou seja, tomar em suas mãos o seu destino e escrever a sua história. A transformação começa quando o empreendedor toma consciência de que ele é o principal responsável pelo desenvolvimento do seu negócio.  A maturidade das lideranças implica em delegar responsabilidades e conceder autonomia para os seus colaboradores.

Veja a entrevista na integra.

Leia também:

Empresas descobrem a coopetição como forma de ganhar mercado