Coaching é uma prática que busca a autonomia e desenvolvimento do indivíduo e persegue resultados previamente estabelecidos pelo coachee (cliente). A escassez de talento na liderança é uma verdadeira ameaça para a capacidade de qualquer organização, que almeja atingir a estratégia atual ou operações futuras.A
E o custo de uma liderança inadequada se manifesta por si só pelo fracasso das organizações, pela postergação de lançamento de novos produtos e serviços, e pelos atrasos na expansão.
Diante da urgência, o coaching executivo é uma parceria eficaz para maximizar a performance das lideranças emergentes da própria organização.
Fazendo Seus Próprios Líderes Crescerem
Em primeiro lugar, é provável que existam lideranças emergentes disponíveis dentro da própria empresa. Basta serem identificadas e preparadas para ocuparem essa posição. E a forma mais eficaz encontrar esses líderes talentosos é promover o crescimento das lideranças emergentes que já estão na organização. Esta abordagem é muito mais barata e tem o bônus de produzir um efeito positivo, e imediato, no moral e na produtividade de sua força de trabalho.
O que é Coaching Executivo?
Antes de mais nada, é uma relação de parceria entre um coachee (cliente) que tem ou terá que assumir autoridade administrativa e responsabilidade na organização, e um coach (consultor) que usa técnicas e métodos comportamentais visando o desenvolvimento pessoal e melhoria do desempenho profissional através do aperfeiçoamento das habilidade de manter foco, planejamento, capacidade de execução, melhoria contínua e resultado.
Dessa forma, coaching é uma prática que busca a autonomia e desenvolvimento do indivíduo e persegue resultados previamente estabelecidos pelo coachee (cliente). Não oferece respostas, mas desenvolve, incentiva e empodera o cliente para que as encontre através do autoconhecimento e da descoberta das próprias soluções.
Público alvo: Acionistas, herdeiros, diretores, executivos, dirigentes e profissionais de entidade socais que desempenham funções gerenciais.
Acima de tudo, o papel do mentor é gerar reflexões, compartilhar conhecimentos e experiências, oferecer resposta para construir atalhos e organizar decisões visando sanar as lacunas do executivo – especialmente nas áreas de planejamento e estratégia organizacional, finanças, relações humanas e mercado.
Método:
Antes de tudo, o Coaching Executivo é um poderoso método de aprendizagem baseado no desenvolvimento da relação interpessoal, com transferência de conhecimento entre o coach e coachee. Assim, privilegia a troca de experiências, a aprendizagem prática, o feedback, a orientação e a modelagem comportamentais, através de uma estrutura formal com métricas que permitem avaliar os resultados obtidos.
Quais os benefícios do Coaching Executivo?
- Desenvolve e retém talentos;
- Aumenta a produtividade – melhora o desempenho dos profissionais de alta performance;
- Amplia a capacidade de execução uma vez que as lideranças estão focadas nas metas;
- Fortalece crenças motivadoras e auxilia o profissional a conciliar a sua vida profissional como a pessoal;
- Auxilia o profissional a encontrar soluções criativas e eficientes para lidar com a pressão dos problemas diários;
- Aprimora as competências de liderança e suas habilidades de comunicação e motivação dos seus colaboradores;
- Aumenta a autoestima e a automotivação.
Produto final:
- a) Insights poderosos para acelerar a execução das mudanças projetadas pela direção;
- b) Plano de desenvolvimento formal com objetivos, e plano de ação estruturado com metas e prazos definidos.
Como funciona o Coaching Executivo?
Em primeiro lugar, é preciso definir em que área há necessidade de apoio.
Assim, o segundo passo é entrar em contato conosco para apresentar o assunto e definirmos se realmente poderemos contribuir.
Após determinar os objetivos, apresentaremos um cronograma com as etapas do projeto e das reuniões individuais e/ou coletivas, presenciais ou virtuais, com os dirigentes indicados pela organização. A duração do projeto, a periocidade dos encontros e o método serão personalizados de acordo com os objetivos que a empresa pretende alcançar.
Investimento:
Para dimensionar o investimento é necessário definir a abrangência do projeto e o método de trabalho. De forma geral, os encontros presenciais e virtuais são de sessenta minutos.
Quero te ajudar! Me conta qual a tua necessidade.
[contact-form-7 id=”591″ title=”Contato”]