Consultoria na gestão da mudança organizacional precisa de um tempo específico para implantação e maturação e geralmente enfrenta resistências internas.
O crescimento recente criou oportunidades de expansão dos negócios de uma maneira muito rápida e intensa. Para aproveitar esta janela de oportunidades, as empresas devem fazer o ‘básico bem feito’. Isto é, possuir processos internos de gestão muito bem estruturados e equipes com pessoas e líderes altamente qualificados.
O senso de urgência nunca foi tão crítico. O que mais impressiona é a velocidade como tudo isso está acontecendo.
Grande parte dos empreendedores, especialmente os das PMEs, se envolve demasiadamente nas tarefas rotineiras do negócio. Isto se deve pela falta de pessoas qualificadas, processos inadequados ou até por falta de consciência das suas próprias atribuições estratégicas e limitações como líder.
Então, como aproveitar estas oportunidades? Como ficam os gestores que não dispõem tempo e nem de estrutura para atender simultaneamente as demandas do dia a dia? E como conceber e liderar a implantação de projetos estruturantes que implicam em mudanças organizacionais?
Contratar uma consultoria organizacional
A contratação de uma consultoria na gestão da mudança organizacional pode ser a solução para acelerar a implantação das melhorias desejadas.
Geralmente, um projeto de mudanças organizacional precisa de um tempo específico para implantação e maturação e geralmente enfrenta resistências internas.
Porém, contando com o suporte de uma metodologia focada em pessoas e processos, desenvolvida por consultores especialistas em mudança organizacional, é possível conciliar o senso de urgência com a falta de tempo dos líderes.
É por isso que para aproveitar as oportunidades do mercado, o fator crítico é o tempo escasso para efetuar as mudanças organizacionais – tanto estratégicas, que dependem dos principais executivos das empresas, como as operacionais, que devem ser implantadas pelos gestores da linha de frente.
O consultor é um elemento estratégico para acelerar a mudança organizacional. Mas ele cumpre um papel de coadjuvante do líder, pois este sim é o principal patrocinador do projeto e responsável por replicar o método e garantir o comprometimento das demais lideranças operacionais.