Segundo o Instituto Brasileiro de Consultoria Organizacional – IBCO, “entende-se por Consultoria de Organização a atividade que visa investigar, identificar, estudar e solucionar problemas, gerais ou parciais, atinentes à estrutura, ao funcionamento e à administração de empresas e entidades privadas ou estatais. Compreende a indicação dos métodos e soluções a serem adotados e a criação de condições para a sua implantação nas organizações assessoradas.”
A sobrecarga imposta aos dirigentes organizacionais pelas exigências de mudança cria um contexto favorável à utilização da consultoria como recurso de apoio temporário ao processo decisório, que possibilita rapidamente o aporte de novas tecnologias de gestão.
Logo, apesar do pré-conceito gerado pela falta de conhecimento da atividade do consultor, um número crescente de empreendedores mostram interesse em conhecer o funcionamento e os tipos de benefícios poderão obter ao contratar um consultor organizacional.
Assim, a visão externa e a neutralidade do consultor lhe dão condições de externar opiniões objetivas e diretas, pois não faz parte da estrutura, do equilíbrio do poder e das cadeias de lealdade que estabelecem naturalmente entre os funcionários e dirigentes das empresas.
Consultoria organizacional ao alcance da sua empresa
O simples e o óbvio expresso pelo “fazer o básico bem feito”, é a base dos projetos de consultoria da REDEXPERT.
Considerando a natureza sistêmica das empresas, os problemas são causados pela assimetria nos elementos da gestão.
Logo, o trabalho típico de consultoria acontece a partir de um problema específico apresentado pela empresa. Raramente ele está bem articulado, pois na maioria das vezes, as causas do problema não são óbvias.
Primeiramente, para o consultor entender o contexto e identificar as verdadeiras causas dos problemas apresentados pela empresa é necessário realizar o diagnóstico organizacional. O que envolve entrevistas, coleta de informações através de formulários, entrevistas, observações e verificações in loco.
A partir deste levantamento, o consultor desenvolve o relatório indicando os problemas e apresenta um projeto de melhoria que deverá ser validado pela direção. O projeto é a indicação do consultor para a solução concreta para um problema concreto.
A terceira etapa é denominada de “ação”.
O detalhamento e a execução das ações do projeto de melhoria é o maior desafio das empresas, fácil de entender e complexo executar.
A estrutura organizacional e as lideranças são exigidas ao extremo, porque precisam manter as rotinas diárias e encontrar tempo e energia para implantar os novos projetos.
Além das resistências naturais, os responsáveis pelas melhorias (importantes) tendem a deixá-las em segundo plano para atender as demandas rotineiras (urgentes).
Para evitar que “urgente” se sobrepenha ao “importante” é conveniente que a empresa conte com um consultor para garantir o ritmo do projeto de melhoria.
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