Modelo de negócio é um método científico que começa com uma hipótese (aposta) que precisa ser testada e revisada se necessário.
O empreendedor faz uma “aposta” quando decide empreender. “Aposto que os clientes vão atribuir valor ao que tenho para oferecer”. Toda organização vive ou morre dependendo da percepção de valor que os compradores irão atribuir aos produtos e serviços ofertados. Só os clientes podem validar ou não a oferta e os esforços da equipe e o risco do empreendedor.
Para minimizar o risco, o modelo de negócio deve ser concebido ou reavaliado regularmente. É preciso se certificar de que as duas questões básicas do modelo de negócios ainda são valorizadas pelo mercado: “O quê fazemos e porquê”.
Segundo Peter Drucker um bom modelo de negócio, deve criar e entregar valor para clientes, acionistas e funcionários. Para tanto, precisa responde as seguintes perguntas: a) Quem é o cliente? b) O que é valor para o cliente? c) Como se ganha dinheiro nesse negócio? e) Como podemos oferecer valor para o cliente com um preço apropriado?
As organizações são operadas por um conjunto de funções, que, como peças de um quebra cabeças, precisam se encaixar e atuar de forma coordenada para gerar valor. O modelo de negócio define com estas peças se unem para vencer no mercado e ganhar dinheiro.
Elementos Básicos da Gestão
Cinco pilares integrados e interdependentes garantem a viabilidade do modelo de negócio:
- Estratégia do negócio – é a formulação da “aposta de que os clientes irão atribuir VALOR ao que a organização tem a oferecer”. A diferenciação da concorrência é que irá garantir a rentabilidade para a organização.
- Recursos necessários: gente, dinheiro, equipamentos, estrutura, marca;
- Processos: formular processos que, na sua rotina, entreguem o valor desejado com qualidade.
- Pessoas: capacitadas para executar os processos e entregar o valor para os clientes.
- Estrutura organizacional: quem faz o quê: liderança e coordenação
Ao finalizar a avaliação dos Elementos Básicos da Gestão, devemos ser capazes de ter uma visão geral da organização. Como tudo funciona, os pontos de ligação, as pessoas por trás das atividades, a estratégia de negócio e a avaliação dos resultados obtidos. Desta forma, mostramos o quão importante é revisitar a estratégia de negócios frequentemente.
Quer entender mais sobre o assunto, conheça o método “Fazer o Básico Bem Feito” ou entre com contato conosco.